Representantes dos municípios que integram o R20 debatem logística reversa de lâmpadas 29/07/2014 - 16:20

Representantes dos municípios que integram o R20 estão reunidos em Curitiba para debater nesta terça e quarta-feira, temas como logística reversa, biodiversidade e preservação ambiental. O secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Antonio Caetano de Paula Jr, abriu o encontro do grupo de trabalho, criado pelo Governo do Paraná para auxiliar os municípios paranaenses na busca de soluções ambientais como a coleta seletiva e reciclagem de materiais que apresentam dificuldade de escoamento, como lâmpadas e medicamentos.

Nesta quarta-feira, o encontro terá a participação da Associação Brasileira da Indústria da Iluminação (Abilux) e da Associação dos Importadores de Produtos de Iluminação (Abilumi), para discutir a logística reversa de lâmpadas. A Política Nacional de Resíduos Sólidos determina que fabricantes e revendedores são responsáveis pelo recolhimento e destinação adequada de seus produtos.

A logística reversa dos produtos é uma medida prevista na Lei Nacional de Resíduos Sólidos (12.305/2010) e que responsabiliza fabricantes e importadores pela destinação adequada dos resíduos gerados pelos seus produtos. Isso inclui embalagens, vidros, metais, pilhas, baterias, eletroeletrônicos, isopor, embalagens tetrapak e de refrigerantes, embalagens de agrotóxicos, pneus, óleos lubrificantes, lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista, produtos eletroeletrônicos e seus componentes, entre outros.
Da abertura do encontro, realizada na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), participaram representantes de Francisco Beltrão, Cascavel, Piraquara, Campo Largo, Campo Mourão, Japira, Siqueira Campos, Nova Esperança, Paranavaí, Guarapuava, Curitiba, Ibiporã, Toledo, Umuarama, Marechal Cândido Rondon, Santo Antonio da Platina, Santo Antonio do Sudoeste, Londrina, Tamarana, Guaraniaçu, Cambará, Cambé, Paranaguá, Apucarana e Cafelândia.

GALERIA DE IMAGENS