Secretaria do Meio Ambiente adere ao movimento "Nós Podemos Paraná" 25/06/2013 - 17:10

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, assinou, nesta terça-feira (25), o termo de adesão ao movimento "Nós Podemos Paraná" - idealizado pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e que reúne instituições públicas, privadas e do terceiro setor para potencializar as ações já existentes e implementar novas ações focadas nas metas dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

"Nossa principal contribuição será no processo de educação ambiental. Nossos esforços serão para que a sociedade entenda a questão ambiental como uma questão social", declarou Cheida.

Em 2000, a Organização das Nações Unidas (ONU), ao analisar os maiores problemas mundiais, estabeleceu oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), que no Brasil são chamados de oito Jeitos de Mudar o Mundo. Eles devem ser atingidos por todos os países até 2015.

Os oito objetivos são: o fim da fome e da miséria, educação básica de qualidade para todos, igualdade entre os sexos e a valorização da mulher, redução da mortalidade infantil, melhorar a saúde das gestantes, combate a aids, malária e outras doenças, qualidade de vida e respeito ao meio ambiente, e o desenvolvimento.

"Apesar de o sétimo desafio propor metas específicas para a área ambiental, ao resolvermos questões como a destinação correta do lixo e o saneamento básico, por exemplo, estamos promovendo saúde, infraestrutura e até segurança. Ou seja, não podemos dissociar a preservação do meio ambiente dos demais desafios", ressaltou Cheida.

Além da Secretaria do Meio Ambiente, mais de 100 entidades aderiram ao movimento nesta terça-feira.

METAS - "Até 2015, um dos nossos desafios, mais do que preservar o meio ambiente, é convencer as pessoas de que nós somos o meio ambiente. E para isso contamos com a participação efetiva do Governo do Estado e com o ativo e atuante trabalho da Secretaria do Meio Ambiente", disse o presidente da Fiep, Edson Campagnolo.

Campagnolo lembra que a responsabilidade ambiental do setor produtivo - aliado aos projetos e ações da Secretaria do Meio Ambiente - são essenciais para o fortalecimento do processo de conscientização e educação ambiental.
"A indústria evoluiu muito na última década, assumindo cada vez mais o seu compromisso de cuidado com o meio ambiente".

O sétimo Objetivo de Desenvolvimento do Milênio é "Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente". No Paraná, o objetivo é garantir a preservação dos 8% restantes de cobertura vegetal do estado, a recuperação dos corredores de biodiversidade e melhorar a gestão dos mais de 3 milhões de hectares das 364 Unidades de Conservação, públicas e particulares.

"O engajamento da Secretaria do Meio Ambiente é muito importante, já que o sétimo desafio contém o maior número de indicadores e contribui com vários outros objetivos", enfatiza a coordenadora do Nós Podemos Paraná, Maria Aparecida Udenal. Ela citou como uma das metas prioritárias da área a destinação correta dos resíduos sólidos: "Estamos satisfeitos com as ações do Governo do Estado no sentindo de orientar as prefeituras, mas ainda é um desafio para os municípios, que têm normas e prazos a cumprir".

PROJETOS - O Paraná tem mais de 100 projetos desenvolvidos para alcançar o sétimo objetivo em diferentes regiões do estado. Entre eles está o "Agente Ambiental Escolar", desenvolvido no município de Abatia, composto pelo Curso de Formação de Agentes Ambientais Escolares, que prepara crianças e jovens para melhorar o meio em que vivem e enfatiza a importância do reflorestamento.

Outro exemplo é o "Projeto Oásis", de Apucarana, que presta assessoria aos proprietários rurais para promover a recuperação ambiental de suas terras.

Já o "Poda Solidária", de Campo Mourão, tem a finalidade de dar destinação adequada aos resíduos de poda vindos da arborização urbana do município, além de oferecer uma alternativa de trabalho e renda para a população em situação de vulnerabilidade econômica e social.

Outra iniciativa paranaense que contribui para a destinação correta dos resíduos é o "Programa Papa Óleo", de Maringá, que busca sensibilizar e mobilizar a comunidade maringaense para o descarte adequado do óleo vegetal residual de frituras.



Saiba mais sobre o trabalho da SEMA no nosso Facebook e no nosso Twitter.