Secretário empossa novo chefe regional do IAP de Ivaiporã 24/01/2014 - 16:46

O secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, deu posse nesta sexta-feira (24) ao novo chefe do escritório regional do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) de Ivaiporã, Renato Carlos de Camargo.

A cerimônia contou com a presença de sete prefeitos da região, vice-prefeitos e vereadores, além de representantes de várias instituições e empresários.

O prefeito de Kaloré, Washington Luiz da Silva, falou em nome dos prefeitos da região e disse que os municípios esperam agilidade e muito diálogo por parte do IAP. "Precisamos que o escritório regional nos apoie e nos ajude nas questões ligadas ao meio ambiente e neste momento em especial na questão do gerenciamento dos resíduos sólidos porque muitas prefeituras ainda têm dúvidas em relação a como cuidar do lixo e o prazo dado pela Lei 12.305 para adequação correta termina em agosto.”

O novo chefe do escritório regional disse que estará à disposição dos 23 municípios que compõem área de Ivaiporã e que o Governo do Estado está pronto para ser parceiro.

O secretário Cheida destacou que a questão do lixo urbano faz parte do Plano Estadual de Resíduos Sólidos e que a principal orientação do Governo Estadual é para que as prefeituras formem consórcios intermunicipais para que consigam administrar o problema com redução de custos. “Estamos percorrendo todas as regiões do estado, apresentando nossa proposta de formação de consórcios que fará com que os municípios transformem o lixo em fonte de renda, com mais economia e geração de oportunidades de negócios e trabalho”.

Cheida lembrou que o Paraná avançou muito nas questões ambientais, destacando o pagamento por serviços ambientais que o Estado começa a fazer nos próximos meses. "Continuamos a punir quem faz errado, mas o principal é bonificar quem faz o certo e é isso que o Governo do Estado fará pagando para o produtor rural que preservar matas e nascentes além do que já é determinado pela lei; entendemos que este é um benefício justo para quem está preservando para toda a comunidade”.

O secretário disse ainda que a agilidade do IAP virá com a descentralização dos licenciamentos ambientais, resolução já assinada por ele: “A partir de agora as prefeituras poderão se capacitar para prestar este serviço e assim dar mais rapidez aos processos de licenciamento; este é mais uma passo que mostra o avanço do Paraná nas questões ligadas ao Meio Ambiente e desenvolvimento”.


GALERIA DE IMAGENS