Sede da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável recebe colmeias do Poliniza Paraná 29/05/2023 - 17:55

Nesta segunda-feira (29), o jardim que ornamenta a portaria da Secretária do Desenvolvimento Sustentável do Paraná recebeu duas colmeias do Poliniza Paraná, projeto do Governo do Estado que foi inspirado nos “Jardins de Mel”, da Prefeitura de Curitiba.

As colmeias instaladas sãos da espécie nativa mandaçaia (Melipona quadrifasciata), que além de contribuir para polinizar os jardins e as árvores do entorno da secretaria, vão ajudar a dar visibilidade para o projeto e possibilitar ações educativas.

Segundo o secretário do Desenvolvimento Sustentável, Valdemar Bernardo Jorge, a partir de agora, os planos são de expandir o projeto em outras áreas, aproveitando o seu potencial educativo e de aumento na qualidade da polinização: “A gente quer avançar com o Poliniza Paraná dentro da agricultura familiar, das escolas municipais e dos parques urbanos e contribuir, dessa forma, para a conservação da nossa biodiversidade”.

SOBRE O POLINIZA PARANÁ – O Poliniza Paraná, projeto premiado e referência nacional em sustentabilidade, consiste na construção de jardins com colmeias para criação de abelhas nativas sem ferrão, com o objetivo de promover a conservação da biodiversidade por meio da polinização – processo que garante maior qualidade e produtividade a frutos e grãos.

O projeto é uma parceria da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest) com o Instituto Água e Terra (IAT).

As abelhas são responsáveis por aproximadamente 90% da polinização das espécies nativas do bioma da Mata Atlântica e 70% do total das plantas cultivadas e utilizadas na alimentação humana. Atraídas pelo cheiro e pelas cores, as abelhas voam de flor em flor, colhem o pólen e promovem a reprodução cruzada dessas plantas. Além disso, garantem produção de frutos de melhor qualidade e com maior número de sementes.

ABELHAS MANDAÇAIA – As abelhas da espécie Mandaçaia (que etimologicamente significa “vigia bonita”) receberam esse nome pela presença constante de uma abelha guardiã no orifício de entrada da colmeia.

A mandaçaia utiliza na estrutura de suas colmeias o geoprópolis uma interessante mistura de argila e resina de árvores que possui propriedades medicinais. O geoprópolis tem a função de proteger a colônia contra a luz e ventos. Essa espécie é inofensiva ao ser-humano.

A mandaçaia possui ampla distribuição no Brasil, ocorrendo desde o Rio Grande do Sul até a Paraíba, Argentina e sudoeste do Paraguai. Os ninhos são encontrados usualmente em troncos de árvores ocos com altura entre 1 e 3 metros e as colônias podem ter de 300 a 400 abelhas, aproximadamente.