Sema PR traz ao Estado o Projeto Biodiversidade e Mudanças Climáticas na Mata Atlântica 26/06/2014 - 14:25

Entender como as espécies da fauna e flora se adaptam às novas realidades climáticas é o principal objetivo de um Curso que acontece em Curitiba durante toda essa semana.
Realizado pela primeira vez no Paraná, o Curso é baseado no Projeto Biodiversidade e Mudanças Climáticas na Mata Atlântica, com foco na Região do Lagamar, que é o maior trecho de Mata Atlântica do País e compreende partes da região sul e do Estado de São Paulo.

Essa é a primeira fase do Projeto que tem como público principal, servidores do Sistema Sema PR, Defesa Civil e Ongs do setor de Conservação de Biodiversidade. O Projeto foi elaborado pela Sema PR em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e a Agência de Cooperação Alemã GIZ.

A ideia principal é formar multiplicadores da metodologia do projeto, por isso o curso será realizado também na Bahia e em São Paulo. De acordo com Armim Deitenbach, assessor técnico do Projeto Biodiversidade e Mudanças Climáticas na Mata Atlântica, três regiões foram escolhidas para serem estudadas. “O Mosaico de Lagamar que compreende a região Sul e parte do Sudeste, o Mosaico Central Fluminense, que fica no Rio de Janeiro e o Extremo Sul da Bahia foram locais escolhidos para a análise e implementação da metodologia, por causa da grande extensão de Mata Atlântica. A princípio o curso será teórico, mas depois, queremos montar equipes multiplicadoras para irem a campo, conhecer e verificar ‘in loco’ as vulnerabilidades e como pode ser a adaptação das mudanças climáticas de acordo com a biodiversidade de cada região”, explica Armim.

O Paraná é o primeiro Estado a receber os especialistas alemães que estão ministrando o curso. Para o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná, Antonio Caetano de Paula Júnior, a ideia é focar na conservação de novas áreas florestais. “Não adianta termos áreas protegidas se elas não estão efetivamente nesse patamar. Precisamos de uma força cada vez maior para garantirmos proteção e fiscalização dos ambientes naturais e daqueles que já foram degradados. Brasil e Alemanha tem assumido compromissos quanto a esses temas e se juntou para uma parceria estratégica para enfrentar esses desafios”, comemora Caetano, que foi quem trouxe o Projeto para o Estado do Paraná.

MATA ATLÂNTICA - O Projeto “Biodiversidade e Mudanças Climáticas na Mata Atlântica” é uma ação do Ministério do Meio Ambiente, por meio de Cooperação Técnica e Financeira entre o Brasil e a Alemanha. O objetivo é promover a conservação da biodiversidade e a restauração florestal, contribuindo para reduzir os efeitos das mudanças climáticas. O Projeto será desenvolvido até abril de 2017 e prevê apoio técnico do GIZ (Deutsche Gesellschaft für internationale Zusammenarbeit GmbH) e apoio financeiro do KfW (Kreditanstalt für Wiederaufbau).


GALERIA DE IMAGENS