Sema e Sinqfar assinam termo de compromisso para logística reversa de medicamentos
15/12/2016 - 16:00
A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos assinou nesta quinta-feira (15) termo de compromisso para coleta de medicamentos vencidos ou em desuso com o Sindicato das Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Paraná (Sinqfar). O documento de logística reversa traz prazos e metas para recolher da população medicamentos vencidos e dar a eles uma destinação ambiental adequada.
O termo foi assinado pelo secretário Antonio Carlos Bonetti e pelo presidente do Sinqfar, Marcelo Ivan Melek. “É desse apoio responsável do setor privado que o Estado e a sociedade precisa. Que exemplos como os destas quatro empresas se multipliquem”, disse Bonetti.
O presidente do Sinqfar destacou a iniciativa de quatro empresas farmacêuticas do Paraná que já fazem a logística reversa com coleta de medicamentos em 19 pontos do estado. “São empresas que saíram na frente e estão cumprindo o plano de logística reversa”, disse Melek.
As quatro empresas, três fabricantes e um distribuidor de medicamentos no Paraná: Patri Donaduzzi, Nesh, Herbarium e As Ervas Curam, por iniciativa própria instalaram pontos para recolher medicamentos próprios e de outros empresas.
Os pontos de coleta ficam em farmácias de Curitiba e da Região Metropolitana e de Toledo, no Oeste. Desde o começo do ano até setembro foram recolhidas para destinação ambientalmente adequada 290 quilos de medicamentos em desuso entregues pelos consumidores.
Com o termo de compromisso, os pontos de coleta devem ser ampliados. “Esperamos que outras empresas do setor venham somar esforços”, disse a coordenadora de Logística Reversa do Sinqfar, Juvita Lima Leoni.
LOGÍSTICA REVERSA – A logística reversa é o processo de retorno de produtos, embalagens ou materiais para os locais de origem, ou seja, em que foram fabricados. Ela responsabiliza fabricantes e importadores pela destinação adequada dos resíduos gerados pelos seus produtos – incluindo a coleta, reciclagem e reaproveitamento dos materiais.
"O Paraná tem uma lei nesse sentido e que vem avançando no diálogo com os setores para colocar em prática ações que resultem em benefícios para a sociedade e para o meio ambiente”, destacou o coordenador de Resíduos Sólidos da secretaria, Vinício Bruni.
No Paraná, cerca de 20 setores já assinaram o termo de compromisso da Logística Reversa. Para as indústrias, o grande desafio é garantir que o produto pós-consumo seja reutilizado, diminuindo custos e impactos ambientais, como contaminação do solo, e aumento da vida útil dos aterros sanitários.