Sistema SEMA debate novas metodologias de trabalho em oficina de planejamento estratégico 23/05/2011 - 15:00

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA) promoveu nesta sexta-feira (20/05) uma oficina para debater o planejamento estratégico da instituição. Os objetivos do evento foram elaborar um diagnóstico da questão ambiental no Paraná, propor políticas públicas na área e formular métodos para acompanhar o desenvolvimento das mesmas. O encontro foi realizado no Centro de Treinamento da Sanepar e reuniu aproximadamente 50 servidores da SEMA e autarquias.

“É necessário fortalecer o Sistema para que as ações sejam eficazes. Apoiaremos o governo nas questões ambientais não apenas dos projetos desenvolvidos pela SEMA, mas em todos os programas de estado”, afirmou o Secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jonel Iurk.

As atividades do evento foram ministradas pelo Prof. Dr. Fábio Dória Scatolin, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR). “O foco da oficina é pensar os projetos desenvolvidos pela SEMA na perspectiva do desenvolvimento sustentável, ou seja, como promover o crescimento econômico sem deixar de lado as questões ambientais”, comenta o coordenador do evento.

Os servidores do Sistema SEMA foram estimulados a pensar nas potencialidades e desafios das políticas públicas na área ambiental, pautados nos princípios de sustentabilidade. Segundo Scatolin, essa reflexão auxilia não apenas na implementação de projetos, mas também a pensar o funcionamento interno do órgão.

“Esse evento é importante para que possamos avaliar o melhor modo de traduzir as propostas do governo Beto Richa em ações concretas”, afirma o Coordenador de Projetos Especiais da SEMA, José Rubel. Entre as iniciativas discutidas, estavam o Zoneamento Econômico Ecológico – ferramenta de gestão do uso do solo de modo a diminuir o impacto ambiental causado por atividades econômicas – e a Política Estadual de Resíduos Sólidos, que tem entre as medidas a eliminação dos lixões a céu aberto até 2014.

Também estiveram presentes no encontro o presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Tarcísio Mossato Pinto, o presidente do Instituto das Águas do Paraná (AguasParaná) e o presidente do Instituto de Terras, Cartografia e Geociências (ITCG), Amílcar Cabral.