Soavinski fala do projeto Parques do Paraná e visita áreas com potencial de conservação em Campo Mourão 21/04/2016 - 11:30
O Secretário Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná, Ricardo Soavinski, participou nesta quarta-feira (21) do Encontro de Oportunidades pelo Turismo Regional - Paraná Turístico, em Campo Mourão, falou sobre a relação de unidades de conservação com o turismo e apresentou o projeto Parques do Paraná. O evento organizado pela Paraná Turismo mobilizou empreendedores, professores e estudantes.
“Meio ambiente e turismo têm uma relação muito próxima e podem se complementar quando trabalham juntos. É isso que estamos fazendo com o projeto Parques do Paraná, que tem a meta de melhorar a visitação e conservação ambiental com uma gestão mais qualificada da unidade e que traga desenvolvimento e renda para as regiões”, disse Soavinski.
O Projeto Parques do Paraná conta com um conjunto de ações e estruturação de 14 unidades de conservação estaduais para estimular a visitação e contribuir com a preservação do patrimônio natural e o desenvolvimento socioeconômico das comunidades do entorno dos parques. O Parque Estadual do Lago Azul, em Campo Mourão, é um dos contemplados nesta etapa do projeto.
Uma das medidas defendidas por Soavinski é o novo modelo de gestão para essas unidades, que tragam parceiros privados para investirem em iniciativas que deem retorno financeiro e conciliem biodiversidade. “Hoje temos apenas um modelo de gestão para os parques, que é apenas o poder público. Em outros lugares do mundo modelos de parceiras público-privada têm sido bem sucedidas há muito tempo”, disse Soavinski.
Mais preservação: Após a apresentação, Soavinski visitou várias áreas no município para avaliar junto com técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) a possibilidade de criação de novas unidades de conservação. “Existem grandes possibilidades de termos uma ampliação de áreas protegidas na região”, disse Soavinki. Uma das áreas visitadas é um fragmento de vegetação de cerrado, com cerca de 200 hectares.
Outra ideia que vem sendo avaliada pelos técnicos do IAP é a criação de unidades no entorno dos dois principais rios do município, o Mourão e o 119, que circundam a cidade. Segundo Rubens Lei, técnico do IAP, existe a possibilidade de se conservar um cinturão verde de até 50 quilômetros de vegetação linear no entorno destes dois rios, o que evitaria problemas de inundações e de assoreamento de lagos. “É uma medida de médio e longo prazo que pode ser constituída de categorias diferentes de unidades”, disse Lei.
O secretário Soavinski também recebeu um pedido de apoio técnico e financeiro para ajudar com o desassoreamento dos lagos do Parque Municipal Joaquim Teodoro Oliveira e o do parque das Torres. “Nossa área técnica tem grandes especialistas que podem contribuir muito com o trabalho”, disse Soavinski. O pedido foi entregue pelo secretário municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Renato Teruo Ekeda. Na visita ao Parque Estadual do Lago Azul, Soavinski visitou também uma área que será estudada para instalação de infraestrutrua de uso público e de recreação, nas margens do lago da represa da Usina Mourão.
Todas as visitas foram acompanhadas pelo secretário estadual do Esporte e Turismo, Douglas Fabrício e pelo vereador Edson Battilani.