Sustentabilidade é preocupação da Cohapar na implantação de novos programas 09/07/2015 - 14:44

O presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Abelardo Lupion, e o secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Ricardo José Soavinski, realizaram uma reunião nesta terça-feira (7) na sede da empresa, em Curitiba. As autoridades discutiram aspectos de futuros projetos integrados de governo para a realocação de famílias residentes em áreas de risco e de preservação ambiental no Paraná.

A Cohapar já realiza um trabalho extenso de remoção de famílias em situação de risco e construção de casas populares. São intervenções que visam dar mais segurança e conforto para as famílias e também promover a recuperação ambiental das áreas irregularmente ocupadas.

Em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, por exemplo, 356 famílias que viviam em áreas irregulares conquistaram novas casas. No local das antigas moradias, foram construídos quatro parques equipados com equipamentos comunitários. A intenção é evitar a reocupação das áreas e beneficiar a comunidade com novas opções de lazer.

“Os moradores de áreas de risco são um público prioritário de atendimento nos programas da Cohapar. Agora, vamos montar um projeto em conjunto com os demais órgãos estaduais envolvidos para proporcionar não apenas uma nova casa, mas melhores condições de vida para as famílias paranaenses”, explicou Lupion.

Soavinski também deixou clara a necessidade de ampliar o uso de tecnologias sustentáveis na habitação popular. “Cada vez mais, o uso de produtos sustentáveis para a construção ajuda na preservação do meio ambiente. As iniciativas da Cohapar merecem nosso respeito. Vamos trabalhar juntos para garantir a proteção do nosso patrimônio natural e das boas práticas ambientais no Paraná”, opinou.

Iniciativas sustentáveis - Entre as ações de sustentabilidade da empresa, está uma parceria com a Copel para a instalação de kits de eficiência energético em alguns residenciais entregues pela Cohapar. Os equipamentos consistem em equipamentos de aquecimento solar e de reaproveitamento da água dos chuveiros.

Outra iniciativa em estudo é a implantação de uma nova tecnologia para aquecimento solar nos novos prédios que serão construídos pela companhia para o atendimento de servidores públicos ativos e inativos.

GALERIA DE IMAGENS