Programa Paraná Mais Verde

O Programa Paraná Mais Verde, lançado pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, em parceria com o Instituto Água e Terra, busca o plantio de mudas de árvores nativas em todo o Estado, com foco na arborização urbana e rural, além da implantação de viveiros municipais e de hortas comunitárias.

A meta do programa é plantar cerca de 3 milhões de mudas nativas de todas as espécies até o final de 2020 e 10 milhões de mudas até os próximos anos.

O lançamento do Programa, no dia 23 de setembro de 2019, foi alusivo ao Dia da Árvore, comemorado no dia 21 de setembro. A ação se resultou no plantio de mais de 400 mil mudas nativas, na qual foram entregues nas mais de 2.500 Escolas Estaduais e Especiais do Paraná.

A ação foi inédita no Brasil e mobilizou mais de 3 mil técnicos, 470 veículos e um barco. Um grande trabalho logístico que envolveu a Defesa Civil, o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Secretaria de Estado da Educação e Esporte, Sanepar, Copel, Corpo de Bombeiros e prefeituras.

No final de outubro de 2020, foram plantadas 46 mil mudas de Araucárias durante uma semana em 12 municípios. Isso equivale a mais de 367 hectares reflorestados, ou seja, 367 campos de futebol.

As espécies nativas distribuídas são oriundas dos 19 viveiros mantidos pelo Instituto Água e Terra, que produzem, por ano, cerca de 3 milhões de mudas de 80 espécies nativas, incluindo as ameaçadas de extinção como a Imbuia, Araucária e Peroba Rosa.

O foco do Paraná Mais Verde é despertar a consciência ambiental, sendo uma demonstração de aliar desenvolvimento ambiental, econômico e social.

O Paraná é também um dos estados que mais preservam, com um total de 19,9 milhões de hectares de vegetação, sendo: 5,8 milhões de hectares de floresta nativa (29,117%) e 1,2 milhões de hectares de plantios florestais (6,466%).

(Não temos datas previstas no momento)