Saiba como ter festas de final de ano mais sustentáveis 17/12/2014 - 13:50

O Natal e o Ano Novo estão chegando e, neste período, o consumo alto faz com que a geração de resíduos aumente em até quatro vezes, segundo informações da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná.

Para incentivar festas de fim de ano mais sustentáveis, a Secretaria do Meio Ambiente criou, novamente este ano, um espaço em sua página na internet com dicas para que a população fique atenta ao consumo excessivo, colabore para evitar o desperdício e poupe o meio ambiente.

"O momento é oportuno para a reflexão. Como nosso tema é meio ambiente, nada melhor do que aproveitar esta data para refletir um pouquinho sobre o que cada um pode fazer - com pequenas iniciativas - para contribuir com a qualidade de vida das atuais e futuras gerações", afirmou o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Caetano de Paula Júnior.

No site www.meioambiente.pr.gov.br, o internauta encontra o banner "Natal Sustentável". Lá estão dicas de compras, decoração, ceias, presentes e até de enfeites de natal que podem ser produzidos com materiais recicláveis, sem perder o requinte.

DECORAÇÃO – As primeiras dicas da Secretaria do Meio Ambiente estão relacionadas a decoração e a ceia de Natal e de Ano Novo. Enfeites de natal feitos com gravetos de jardim, renas reaproveitando rolhas, guirlandas de natal, presépios, bonecos de neve, entre outras opções de enfeites podem ser feitos - com a ajuda das crianças, neste momento de férias escolares - e utilizando materiais que todos têm em casa.

Para quem ainda não montou a árvore de Natal, uma boa dica é enfeitar uma ou várias árvores ou plantas naturais. As árvores artificiais têm em sua composição derivados do petróleo, como chumbo e vinil, que gasta energia para ser produzido e poluem o meio ambiente.

Os enfeites podem ser feitos apenas com material simples e fáceis de achar, como laços de tecido, linha, flores e embalagens de produtos. A única regra é soltar a imaginação e abusar das cores e brilhos. Outra dica é reaproveitar os enfeites que foram usados no Natal passado.

Para a iluminação da residência ou da árvore de Natal, existem lâmpadas de baixo consumo como, por exemplo, as lâmpadas de LED. Já as velas ecológicas feitas com ceras vegetais derivadas de palma, girassol e soja são muito mais baratas que as tradicionais. Os cartões de natal também podem ser feitos com papéis reciclados e além de originais, ficam lindos.

CEIA - Para a ceia de Natal e de Ano Novo a palavra de ordem é planejamento. As compras pensadas com antecedência evitam sobras e desperdícios. Outra alternativa é optar por produtos orgânicos, cultivados por agricultores da sua região. Uma boa dica é também, ao organizar a sua festa, evitar o uso de pratos, talheres e copos descartáveis. Sujos, eles não são reaproveitados totalmente. Além de mais barato, utilizar louça convencional é bem mais sustentável e pode ser bem divertido na hora de lavar e arrumar tudo junto à família.

COMPRAS - A primeira dica para compras de Natal é pensar se você realmente necessita daquele item. Na compra, o consumidor deve ficar atento ao excesso de embalagem. Dar preferência para o comércio local contribui para reduzir a emissão de gás carbônico na atmosfera. Outra boa pedida são as marcas preocupadas com as questões ambientais. E não podemos esquecer das feiras de artesanato, onde produtos natalinos são feitos com muita criatividade.

Os consumidores devem tentar rejeitar as sacolas plásticas oferecidas pelos estabelecimentos e levar a própria sacola quando for às compras de Natal, feira ou supermercado. Isso é fundamental.

Na compra dos presentes, por exemplo, se for trocar de computador, prefira um notebook. Ele consome menos energia que um computador de mesa.

O coordenador de educação ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, Paulo Roberto Castella, lembra que a sustentabilidade está em ajudar a reduzir o impacto ambiental sobre os recursos naturais não renováveis.
"Todas as pessoas podem contribuem para uma vida melhor em sociedade com pequenas atitudes ", ressalta Castella.

Separe os resíduos gerados - Uma das atitudes que traz bons resultados – sociais e ambientais – é separar e descartar corretamente materiais como plástico, papelão, latas e caixas. Ao separar, limpar e disponibilizar o lixo para coleta em sacos diferenciados, é possível aumentar a renda dos agentes ambientais que atuam nos municípios, coletando materiais recicláveis.

“A reciclagem é sempre uma boa alternativa para encaminhar o grande volume de caixas e embrulhos de presentes que sobram após o Natal ou dos resíduos de PET, garrafas de vidro e latas após as festas de Ano Novo”, completa o coordenador de resíduos sólidos da Secretaria do Meio Ambiente, Carlos Garcez.

Todas as dicas para festas de final de ano sustentáveis estão no site www.meioambiente.pr.gov.br ou no link http://xoops.celepar.parana/migracao/sema_sema/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=313


GALERIA DE IMAGENS